quarta-feira, 7 de agosto de 2013

[SNES] The Legend of Zelda: A Link to the Past

velha guerreira surrada...
Infelizmente, não possuo este jogo com caixa e manual, mas esta fita, velha e surrada, acompanha minha vida há muito tempo...

Adquiri esta fita há não muito tempo, quando comprei meu segundo SNES, se não me falha a memória, em 2010. No entanto, a primeira vez que tive contato com ela foi em 1996.

O dono original morava do outro lado do Brasil quando a comprou, e, por um daqueles mistérios do destino, veio morar numa cidadezinha de fim de mundo no interior de São Paulo.

Acabei conhecendo o cara numa conversa ao acaso sobre jogos. Fiz muitas amizades por causa de jogos. Para um moleque esquisitão e tímido como eu, falar de jogos era a única coisa que me deixava confortável para falar com estranhos.

Conversando com este cara, ele sempre ficava falando de Zelda. De como ele achava o jogo foda. De como ele era foda no jogo, etc, etc...

Por fim, eu e um outro amigo resolvemos pedir esse tal de Zelda emprestado.

Eu estudava de manhã e este meu amigo estudava à tarde. Então ele ficava com a fita de manhã, levava a fita para a escola, onde entregava para mim, que jogava à tarde, e, no fim da tarde, eu levava a fita de volta para ele.

Ciclo meio maluco, né?

Esse foi o meu primeiro contato com a série Zelda, e o primeiro contato com esta fita.


Depois desse período, onde jogamos muito o jogo, e ficávamos compartilhando nossas descobertas e feitos, esta fita esteve presente em outro marco de minha vida de jogador: quando meu irmão quebrou meu primeiro SNES.

Já em 1999, peguei com o cara esta fita para jogar novamente. Numa bela sexta feira, desliguei o SNES e fui sair para um rolê à noite. No outro dia, quando fui ligar o SNES, o jogo não pegava. Seguiu-se o rito de quando uma fita não pegava: tira do console, assopra, coloca no console, liga, retira do console, assopra, coloca no console, empurra a fita um pouquinho para cima, liga, etc...

Depois de repetir este ritual umas 30 vezes, minha mãe, ingenuamente, me pergunta: "Será que é porque seu irmão jogou o vídeo-game no chão?".

Eu tinha perdido meu SNES...


Depois disso fiquei um bom tempo sem contato com esta fita. Em 2003 joguei muito Link to the Past em emulador [geralmente ouvindo o álbum Silence do Sonata Artica, o que me faz sempre lembrar do jogo quando ouço as músicas daquele álbum, e sempre lembrar do álbum quando jogo o jogo].

Isso até 2010.

Nesse meio tempo em que fiquei sem SNES, o dono original da fita vendeu, trocou, ou sei lá o quê, com um outro amigo meu, que foi de quem comprei o meu segundo SNES, e que acabou me passando a mesma fita que jogava em 1996 junto com o console. faz quase 20 anos que jogo com essa fita, mesmo só tendo comprado ela há 3 anos.


Este jogo também foi responsável por algumas  pérolas. Meu inglês, na época, era de sofrível para baixo, mas nunca fui metido a manjar de nada. Uma vez, no entanto, numa conversação sobre o jogo, disse que o herói chamava Link e não Zelda; que Zelda era a princesa. Ao que, um de meus amigos, que sabia alguma coisa de inglês [mas não procurou se informar mais] me disse que eu estava errado, que Link era parte do nome do jogo, que significa "elo", e, portanto, o nome dele era Zelda...


Esta versão brazuca, A Lenda de Zelda: Um Elo com o Passado, como estampado na fita, de brazuca só a caixa, manual e a fita. In game, é a versão americana mesmo.


Sobre o jogo em si, não há nem o que falar. Um clássico!

Apesar de não ter jogado quase nada do jogos 3D da série, acho que a graça da série são os jogos 2D. Acho que as versões 2D têm um charme que não encontrei nas versões 3D. Vou jogar os outros jogos da série, e, quem sabe jogando mais eu mude de ideia...

E final de ano sai a "versão" pra 3DS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário